Anos atrás, convivi com uma situação onde trabalhadoras de empresas de telemarketing eram impedidas de ir ao banheiro, causando sérios problemas de saúde. Numa outra empresa, também de telecom, trabalhadoras viviam sob periculosidade, correndo risco de choque elétrico.
Nas duas situações, o trabalho da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), contribuiu para mostrar os problemas.
No mês de abril, dedicado ao debate sobre prevenção aos acidentes de trabalho, precisamos valorizar a o papel das CIPAS. Previstas pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), do Ministério do Trabalho, as CIPAS são exigência também em empresas e órgãos públicos.
A CIPA é constituída por metade dos componentes indicados pela empresa e a outra metade eleita diretamente pelos trabalhadores e trabalhadoras. Tem papel fundamental em estudar seu ambiente de trabalho, levantando os problemas que trazem danos à saúde física e mental ou riscos de acidentes.
Você já verificou se há CIPA funcionando em seu ambiente de trabalho?
Gilberto Palmares, técnico sênior em telecomunicações
Presidente do CRT-RJ