Numa das primeiras ações após a assinatura de Termo de Cooperação, no dia 5 de abril, o CRT-RJ, CREA e CAU reuniram-se com os deputados estaduais Luiz Paulo Correa da Rocha e Martha Rocha para discutir o Projeto de Lei 1556/2019, que inclui a categoria dos técnicos industrias entres os profissionais habilitados a realizar laudos técnicos na Autovistoria. O PL recebeu 10 emendas e voltou às Comissões Técnicas da Alerj.
Na reunião, que contou com a presença dos presidentes do CAU e CREA, Sydnei Menezes e Miguel Fernández, respectivamente, e com o conselheiro Mário Jorge Campos, do CRT-RJ, foram levantados pontos convergentes e divergentes no sentido de, por meio do diálogo transparente, chegar a um consenso. Foi sugerido criar Câmaras de Estudos com as comissões dos três Conselhos para dirimir sombreamentos em algumas Resoluções sobre competências de cada categoria profissional. Também se discutiu a criação de uma certificação para dar respaldo aos profissionais dos três Conselhos.
Desde as últimas eleições para presidência do CREA, CAU e CRT, vem sendo construída uma linha de diálogo em os três conselhos de classe que atuam no mesmo setor. Em novembro de 2023, com a votação do PL 1556/2019 e a apresentação de emendas, o CRT-TJ, através do seu presidente, buscou o deputado Luiz Paulo para conversar com o objetivo de aprovar o projeto.
Paralelamente a esse movimento, os presidentes dos três Conselhos já haviam iniciado conversação no intuito de alinhar um Termo de Cooperação, que foi assinado no último dia 05 de abril.
Deixe um comentário