Pela segunda vez, o CRT-RJ recebeu em seu auditório o Fórum de Retomada da Indústria Naval que reúne membros do governo, instituições, conselhos e sociedade civil para debater o tema. Dentre os principais pontos da reunião realizada nessa quinta-feira, 13/06, destacou-se a urgente necessidade da retomada da construção de navios no Brasil e da empregabilidade de brasileiros na indústria naval e offshore.
O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) relembrou que até 2015 a indústria naval chegou a ter em torno de 82 mil postos de trabalho diretos. Esse círculo virtuoso foi desmontado com a entrega do patrimônio público a valores baixos a empresas estrangeiras, tomando o espaço do transporte de carga nacional. Disse o deputado: ‘’Falar nesse setor é falar de oportunidades. Não só de geração de emprego, mas de tecnologia nacional.’’
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, afirmou que o foco da instituição é acelerar a construção de navios no Brasil como uma demanda do governo federal à Petrobras. Para Bacci, esse “é o primeiro passo. Não enche o estaleiro, mas é o primeiro passo. A gente tem que começar a mostrar que somos capazes de construir navios no Brasil.’’
O setor da indústria naval é um grande demandador de trabalho técnico industrial e fortalecer e ampliar este setor é essencial para a categoria no Rio de Janeiro e no Brasil.
Compondo a mesa estiveram Alexandre Lindenmeyer (PT), Sérgio Bacci (Transpetro), Joacir Pedro (FUP), Davyd Bacellar (FUP), José Válido (Sindmar), Capitão Plínio (Marinha Mercante). O CRT-RJ foi representado pelo presidente em exercício, Luiz Sérgio Nóbrega e o conselheiro Mário Jorge.
Deixe um comentário