O presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, recebeu o diretor do Sintec-RJ (Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro), Antônio Jorge Gomes, para uma conversa abrangente. O encontro contou também com a participação do diretor do CRT-RJ Francisco Viana Balbino.

Durante a reunião, Gilberto Palmares trouxe à pauta dois temas importantes. O primeiro foi a necessidade de se retomar o movimento pela recuperação da lei estadual que define pisos salariais para diversas categorias profissionais, incluindo os técnicos industriais. Essa legislação, embora essencial para garantir melhores condições de remuneração e trabalho, está paralisada há quase seis anos. A ausência de um piso salarial regulamentado afeta diretamente a valorização dos técnicos industriais, tornando urgente a mobilização para sua eficácia.

O segundo ponto proposto foi a atuação do CRT-RJ em defesa do direito dos técnicos industriais de realizarem autovistorias. Em parceria com o Sintec-RJ, o Conselho tem trabalho para a aprovação do Projeto de Lei nº 1556/2019. A proposta inclui os técnicos industriais entre os profissionais habilitados para realizar autovistorias em edificações no estado.

“Achamos importante que o movimento sindical, particularmente o Sintec-RJ, também contribua nessa luta, e ele tenha ocorrido com ambas as questões”, afirmou Gilberto Palmares.