A convite do CRT-SP, a equipe de fiscalização do CRT-RJ participou ativamente do II Encontro Regional da Fiscalização (ENFISC), realizado de 3 a 5 de julho, em São Paulo.

No total, oito dos onze Regionais que compõem o Sistema, participaram do evento: o anfitrião CRT-SP mais o CRT-RJ, CRT-MG, CRT-BA, CRT-ES, CRT-01, CRT-02 e CRT-03. O objetivo do II ENFISC foi promover diálogos e aprendizagens entre os CRTs por meio de boas práticas para a excelência da fiscalização.

No segundo dia do encontro as equipes dos Regionais convidados puderam compartilhar suas boas práticas de fiscalização. Representando o CRT-RJ, o agente de fiscalização Rafael Vargas Marques falou sobre as boas práticas de fiscalização adotadas junto aos Técnicos em Meio Ambiente, que detém a prerrogativa de se registrarem em mais de um órgão fiscalizador.

Além dele falaram os supervisores de fiscalização do CRT-MG, André Luiz Garcia de Oliveira e Carlos Eduardo Miranda de Araújo, que relataram experiências na fiscalização de MEIs; o diretor de Fiscalização e Normas do CRT-BA, Saturnino do Nascimento, e o coordenador de fiscalização, Umaraci dos Santos que destacaram a Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI Francisco) e o Projeto CRT em Movimento.

O diretor de Fiscalização e Normas do CRT-ES, Jefferson Luiz Cariati, narrou a experiência da divisão do estado em dez rotas de fiscalização, com dois fiscais por rota. Já Francisco Teônio, gerente de fiscalização do CRT-02, falou sobre a necessidade de utilização de dados contidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para facilitar a localização dos profissionais técnicos e executar a ação fiscalizatória de maneira eficaz.

Na abertura do Encontro o presidente do CRT-SP, Gilberto Sakamoto, agradeceu a presença dos Regionais e destacou o investimento em infraestrutura e mão de obra feito pelo Conselho para melhorar ainda mais a fiscalização. Também participaram do Encontro, como palestrantes, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Rizzo; Vinicius Suppion, engenheiro eletricista e representante da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; Paulo Porto, da Impulse Consultoria, empresa especializada em treinamento para o setor público; Jonathan Henrique Lacerda, gerente de fiscalização do CRT-01; além do diretor de Fiscalização e Normas do CFT, Bernardino Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *