A tecnologia não substitui a vivência, as relações, as trocas, o aprendizado mútuo, mas contribui essencialmente para resultados mais amplos e otimizados, e carrega, em sua essência, um fator importante para a sala de aula: atrai o interesse dos alunos.

De acordo com Altair dos Santos, professor da Rede Faetec, interesse e comprometimento são as chaves para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades, e naturalmente, para a materialidade de um projeto.

Concretizar ideias, e com isso, contribuir diretamente com a vida das pessoas, como o projeto premiado da “Síndrome do Pé Caído”, de suas alunas Eloah Marvila e Rebeca Goulart, é orgulho e estímulo para outros alunos.

Como a tecnologia pode contribuir com a vida?
Foi com essa visão que Eloah Marvila e Rebeca Goulart, técnicas em eletrotécnica pela Faetec-Niterói, iniciaram um projeto que hoje rende frutos. A partir de uma vivência pessoal de Eloah, que teve um membro da família com diagnóstico de tumor nos joelhos e uma imersão aos comprometimentos que um pós-operatório dos membros inferiores pode acarretar, surgiu a ideia de desenvolver algo que pudesse contribuir para a reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida pós-cirúrgica.

A Técnica Rebeca acredita que a vontade de fazer dar certo e o apoio essencial do professor Altair dos Santos foram os divisores para que a ideia, ainda subjetiva, saísse do papel e se materializasse. Segundo Eloah, o caminho não foi simples, mas a recompensa veio com o reconhecimento do Projeto “Síndrome do Pé Caído”, premiado em junho de 2023, na Feira de Ciências Regeneron International Science and Engineering Fair, em Dallas, Texas.

De acordo com o professor Altair, “acreditar nos alunos é o segredo para o sucesso”. Com uma bagagem de premiações e vasta experiência na iniciação científica de jovens com diferentes perfis, ele defende que “despertar o interesse do aluno” é uma missão de toda classe e que a sala de aula entrega apenas 1% do que o aluno pode aprender.

#crtrj#rj#programacao#tecnologia#educacao#palestras#oficinas#semanadotecnicocrtrj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *