O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ) lamenta profundamente a morte do estudante Matheus Cardoso Martins Passos, aluno do curso técnico subsequente em Administração do CEFET, Unidade Maracanã, ocorrida na terça-feira, dia 5 de março.
Matheus foi baleado no tórax no dia 22 de fevereiro, nas proximidades da escola, durante um confronto entre policiais e bandidos. O tiroteio ocorreu quando os policiais decidiram abordar um carro e uma moto com ocupantes “em atitude suspeita”, na Rua General Canabarro.
Na rua estão instaladas três tradicionais escolas técnicas, por onde circulam diariamente milhares de adolescentes e jovens alunos do CEFET, Escola Técnica Ferreira Viana e a Escola 1º de Maio. Na região, ainda há o Senai Unidade Tijuca. Escolas por onde passaram, inclusive, vários diretores, conselheiros e conselheiras do CRT-RJ.
Infelizmente, Matheus não é o primeiro estudante vítima de balas perdidas. Não podemos, contudo, normalizar a frequência de tragédias como essa. É urgente que as autoridades de Segurança do Estado do Rio estabeleçam uma política que, efetivamente, garanta não só aos estudantes, mas à população do Rio de Janeiro, o direito de ir e vir em paz, de andar pelas ruas, de frequentar a escola sem correr o risco permanente de ser alcançado por uma bala.
A diretoria e os conselheiros e conselheiras do CRT-RJ se solidarizam com a família de Matheus, seus colegas, professores e diretores do CEFET.
Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2024
Gilberto Palmares
Presidente CRT-RJ
Deixe um comentário