Num país onde a desigualdade de oportunidades é uma forte realidade e a necessidade de reinvestimento no ensino se faz como prioritária, o novo marco do ensino técnico e a certificação por competência se consolidam como ferramentas de igualdade de oportunidade. A partir de uma aferição técnica, amparada pela Lei 9394/96, o profissional é certificado, recebe um diploma válido, consegue se inscrever em seu conselho de classe e pode competir melhor no mercado.

A deputada estadual Elika Takimoto (PT) reconheceu o momento desafiador que o ensino e a formação têm pela frente e apontou a importância da aproximação das redes estaduais. Ricardo Nerbas, vice-presidente do CFT-RJ, respira a área técnica desde a sua formação, ainda na década de 1970. Associado aos técnicos da CE até hoje. Nerbas acredita que a mais difícil das conquistas é, termos hoje, um conselho para os técnicos.

Mentes Inovadoras, tecnologia sem idade, com o técnico em informática Lucas Tejedor, finalista do Global Student Prize e o engenheiro em eletrônica Girolamo Santoro

Invenções que há 10 anos nem considerávamos, se fazem essenciais. E o número de jovens, ávidos por esse universo de possibilidades, cada vez mais, surpreende. É o caso do técnico em informática Lucas Tejedor, único brasileiro entre os dez finalistas do Global Student Prize, ex-aluno do CEFET-RJ e atual desenvolvedor Jr do EloGroup, sempre almejou criar alguma coisa que de fato, pudesse contribuir com a sociedade. Numa apresentação descontraída, ao lado de Lucas, estava Girolamo Santoro, engenheiro eletrônico, atuante na área de TI desde a década de 1970. Desenvolvedor de centenas de sistemas de informação, com destaque para o primeiro software de gerência de bancos de dados, o DIALOG, Santoro compartilha a sua experiência e desconstrói a ideia de “dificuldade” que o mundo da programação carrega para muitos.

Créditos: @claudionorsantanafotos

#crtrj#rj#programacao#tecnologia#educacao#palestras#oficinas#semanadotecnico

3 respostas para “NOVO MARCO LEGAL DO ENSINO TÉCNICO, CERTIFICAÇÃO POR COMPETÊNCIA E MENTES INOVADORAS FORAM TEMAS DE DEBATE NA I SEMANA ESTADUAL DO TÉCNICO INDUSTRIAL”

  1. Avatar de Orlando Nascimento Felix
    Orlando Nascimento Felix

    Bom dia srs.
    Então entendo que os srs. estão estudando uma formula de fazer um teto por categoria para cada tipo de técnico, pois as industrias via seus donos estão praticando salário impraticáveis em torno da categoria de técnicos, o que não acontece com os engenheiros, eles tem um piso.

  2. Avatar de Ricardo da Silva Viana
    Ricardo da Silva Viana

    Como poderei verificar a validade de uma instituição para fazer a prova de Técnico por competência e não ter problemas na hora de solicitar a carteira no CFT-RJ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *