A instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante marcou o segundo e último dia do I Seminário Nacional de Educação Profissional promovido pela Comissão de Educação e Exercício Profissional do CFT. O evento, que acontece em Brasília desde o dia 11/4, tem o objetivo de fortalecer o ensino técnico, a valorização profissional e o debate acerca dos critérios para emissão de certificação por competência.


A Frente Parlamentar é presidida pelo deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) e tem na vice presidência os deputados Paulão (PT-AL) e Flávia Moraes (PDT-GO), e o senador Paulo Paim (PT-RS) e já conta com mais de 200 assinaturas de deputados e seis senadores.

Na abertura do Seminário, dia 11/4, estiveram presentes o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; o presidente do CFT, Solomar Rockembach; dirigentes, conselheiros federais e regionais e membros das Comissões de Educação do Sistema CFT/CRTs. O vice presidente do CFT, Ricardo Nerbas, destacou a importância da imposição de critérios que permitam a certificação para fins de exercício profissional somente àquelas pessoas que demonstrem notório conhecimento prático e teórico.


O CRT-RJ está representado pelo diretor de Fiscalização Luiz Antônio Rocha, os conselheiros Diego Marchon, Stefania Aderaldo e Ana Paula (Comissão de Educação), Ivan Clem e Mario Jorge Campos (Comissão de Exercício Profissional), Deiverson Costa (conselheiro suplente), e os funcionários José Sérgio Santos, Cintia Andrade e Renata Costa.